O Carnaval de Timóteo sempre teve a fama de ser um dos melhores do Vale só Aço, e no quesito desfile de escola de samba até mesmo o melhor de Minas. E nesse quesito eu acho que até havia pretensão de ser do interior do Brasil o melhor. Tivemos de fato desfiles memoráveis. Mas o grande problema que sempre se ficava na expectativa de grandes investimentos da prefeitura. Haviam pessoas talentosas, entusiastas e aqueles que corriam atrás, mas fato é que se criou uma dependência da prefeitura. E o carnaval que começou com a garra e coragem de pioneiros parou de andar totalmente pelas próprias pernas. Assim hora havia um Carnaval grandioso noutro ano a prefeitura não apoiava e a coisa decaia. 2010 foi o último grande Carnaval de Timóteo. Mas apesar da saudade eu vejo um lado bom. O Carnaval seguiu a trancos e barrancos aqui e ali. Meio na surdina com esforços isolados. O Quitandinha, a turma do bairro TIMIRIM.
Mas outras escolas acabaram perdendo seus galpões. Importante lembrar que a Acssita e a prefeitura no passado levaram cada escola a ter um terreno pros seus galpões. Bocas Brancas e Vai Quem Quer se desfizeram ou perderam seus galpões. A Império da Sede, última a nascer e que pegou pouco dos anos dourados do Carnaval de Timóteo nem chegou a ter galpão. Era a vista com mais humilde de todas.
Mas sempre lutou com garra e saiu com brilho. E acabou sendo a dama de ouro. Resistente e resiliente não deixou a chama morrer.Esse ano ela deu um show. E mostrou que o Carnaval se faz muito mais com amor do que com dinheiro. Esse ano sem a grandiosidade do passado mas com muito ritmo, alegria e samba no pé.
Com vocês, "OLHA O CARNAVAL DE TIMÓTEO 2025 AI GENTE!
A Império da Sede movimentou o carnaval de rua de Timóteo. Em 2010 começou no carnaval de Timóteo na modalidade de bloco carnavalesco, e ascendeu a categoria escola de samba de em 2012.
Esse ano ela desfilou sozinha na praça 29 de Abril dando um show.
De acordo com Luís Fabiano dos Santos, presidente da Império da Sede, a agremiação conta com a participação voluntária da comunidade e a colaboração do comércio local que abraça a comemoração com carinho.
“Muitos custeiam a própria fantasia só pra curtir o desfile na Praça e participar da festa. Ao longo dos anos fomos ganhando o respeito e o apoio da nossa comunidade”, comenta Luís Fabiano.
Também na praça 29 de Abril desfilou o Bloco Valentinas. O Bloco Valentinas (Timóteo) foi criado pelo percussionista, produtor e diretor musical Wemerson Rodrigues, o professor “Geléia”, com o objetivo de difundir a cultura popular afro-brasileira. O repertório do bloco é bem variado, composto por músicas que marcaram a geração dos anos 80 e 90 e músicas contemporâneas com composições de Liniker, Baiana Systens, Nação Zumbi e outros, executados com a energia dos tambores de 30 integrantes, acompanhados pelos músicos convidados Junio Endrick (guitarra), Guilherme Lopes (contrabaixo) e Lucas Alvarenga (vocal).
Já o Bloco junto e misturado animou o bairro primavera com Mestre de Baterias Denilsom e Marcelão na organização.
A Unidos do Quitandinha não deixou o samba cair, na terça-feira dia 4 de março animou os foliões.